New Look - Dior

10:32:00



Menos de dois anos depois do fim da Segunda Guerra, em fevereiro de 1947, o estilista francês Christian Dior decretou definitivamente o fim da fase de austeridade. Estabelecido desde 1946 na Maison Dior, em Paris, ele lançou uma linha que batizou de “Corolle”, mais tarde consagrada como “New Look” por Carmel Snow, editora de moda da revista “Harper's Baazar”. Num aparente paradoxo, a nova estética revolucionou o mundo da moda revivendo o luxo e a futilidade da Belle Époque.


Inspirado na estética de 1860 , as peças da Dior marcavam as cinturas, mantinham os bustos naturais das moças e tinham saias longas e rodadas.
No icônico "Bar suit" , ombros arredondados , jaquetas justas que marcavam cinturas já apertadas com corsets, saia plissada em crepe de lã , chapeus e saltos
  



Dando muito destaque a silhueta feminina, o New look teve como marca o exagero nos seus cortes.

 
 
 
 



Saias volumosas, tinham de ser amplas e 40cm acima do chão (n.n') 
 



 Em 1954, Dior lança um lendário vestido , o Zémire, parte da coleção 'Ligne h'.
 
 



Y,H,A e Trapézio, denominou silhuetas de acordo com esses formatos, criando peças com volumes e/ou assimetrias.
  
 
 
 



Dior morre em 1957, inesperadamente,mas emprega milhares de pessoas ,com tudo sendo mantido a todo vapor:A Maison Dior foi a primeira casa de alta costura a organizar um sistema de franquia para sua marca. Isso contribuiu para que a morte do chefe, em 1957, fosse absorvida sem traumas: a essa altura a grife estava presente em 24 países.

O new look , se tornou um paradigma para os vindouros anos 50. 

“A moda vem do sonho, e o sonho é uma fuga da realidade” -Dior

Que tal ficar mais um pouquinho?

0 Comentários ♥

Criar cartão de visita